quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O arco-íris ..... e a história do Elmer no JI da Vagueira!

Olá:

Cá estamos nós novamente a dar notícias do nosso jardim-de-infância. Assim, durante este mês realizamos diversas atividades relacionadas com o inverno: explorámos  histórias, poesias, canções e fizemos trabalhos de expressão plástica.
Foi através da exploração de uma história "Elmer e o arco-íris” que surgiu a necessidade de realizar a experiência do arco-íris. Quisemos saber como apareciam os arco-íris, por que têm tantas cores, donde vêm essas cores. Assim, na nossa tarde dedicada às experiências fomos descobrir este mistério. Apenas, com uma bacia com água e um pequeno espelho, o teto e as paredes nossa sala transformaram-se em arco-íris. Ficámos muito surpreendidos! Como era possível?! 
A Anabela colocou-se à frente do sol e os arco-íris desapareceram e quando mergulhámos o espelho todo dentro de água, ou o retirámos da água acontecia o mesmo. Todos experimentámos e ficámos maravilhados com o que estava a acontecer. Descobrimos, então que para aparecer um arco-íris é necessário haver água e sol. Por isso, os arco-íris aparecem no céu quando chove e ao mesmo tempo está sol. A luz do sol atravessa a água, é refletida no espelho a sai da água separada num conjunto de sete cores.
Na verdade,  a luz do sol é uma mistura de todas essas cores!
| Learn About Mixbook Photo Books | Create your own Photo Book

1 comentário:

  1. Experiência interessante! Já experimentei uma vez mas não resultou muito bem :(
    Continuação de bom trabalho!
    ed. Ana Maria Rocha

    ResponderEliminar